Teologia Não é o Estudo Sobre Deus?

Me convenci que a teologia não é o estudo sobre Deus, por que Deus é Espírito, Ele é o Pai dos Espíritos assim como a bíblia nos revela.

“Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos?” Hebreus 12:9

Deus não pode ser dissecado e explorado por nós pois é Ele quem se revela a nós e não nós que o relevamos uns aos outros, a partir de nós mesmos ou de teorias sem fundamentos bíblicos sobre Deus.

“Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve.
Tudo por meu Pai foi entregue; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.”
Lucas 10:21-22

A teologia, num sentindo mais amplo, é o estudo sobre o que os homens pensam sobre Deus. E podemos transformá-la com o passar do tempo, afim de aperfeiçoá-la para os dias atuais.

Tendo em vista que o homem está em constante evolução, não devemos nos ater a um pensamento fixo sobre Deus, mas assim como ensinado pelo apostolo Paulo, devemos transformar o mundo.

Por esse motivo, acredito que antes de transformar o mundo devemos ser transformados pelo conhecimento de Deus, através do estudo, prática e renovação de pensamentos por intermédio das escrituras sagradas.

“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2

Levando em conta nossa limitação como seres humanos e todo conhecimento que outros teólogos antes de nós já levantaram, entendo que por este motivo a teologia, hoje, é uma ciência inserida no contexto da filosofia.

O homem criou teologia para que através dela, todos possam ser ajudados a encontrar seu próprio caminho e modo de pensar sobre quem é Deus e como podemos nos aprimorar através do estudo da Bíblia, sem contradizer a própria bíblia, que é a palavra de Deus.

Por esse motivo quero frisar a importância de fazer um curso de teologia, para que como cristãos possamos alcançar a evolução e o amadurecimento que a teologia pode trazer pra nossa vida e a partir deste ponto continuarmos, estudando, transformando e renovando os nosso entendimento afim de experimentar a boa e perfeita vontade de Deus (Romanos 12:2).

Além de tudo isso, um curso de teologia também ensina qual é o modelo que Deus nos deixou para servirmos a Ele, como devemos nos organizar, quais são os nossos deveres como cristão e como devemos nos portar diante da sociedade.

Um exemplo disso está no capítulo 3 de 1 Timóteo, onde é dada todas as características que deve ter aquele que deseja o episcopado (Diaconato / Presbitério).

Outro exemplo se refere as ofertas e como devem ser utilizadas. (1 Coríntios 16:1-3, 1 Coríntios 9:13,15)

Veja que diferente do que muitos pensam que a teologia é só para pregadores, missionários ou obreiros, a teologia trata todos os aspectos relevantes que definem o caráter de um cristão e todo este conhecimento organizado e encapsulado em diversas disciplinas, traz fundamento bíblico para evoluir a vida espiritual de todo cristão, e não só de mestres, obreiros ou “teólogos profissionais”.

Outro ponto que quero frisar é que a teologia pode até ser transformada por nós, como seres humanos, por causa da nossa capacidade de evoluir. Porém, nunca, jamais, devemos mudar o evangelho de Cristo!

Os erros de interpretação devem ser corrigidos mas o evangelho que foi pregado e ensinando por Jesus Cristo e seus apóstolos, devem permanecer imutáveis e esta é uma recomendação de Paulo quando escreve a carta aos Gálatas.

“O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo.
Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.”
Gálatas 1:7,8

Por fim, minha última recomendação a você que leu este post é faça um curso de teologia para aprender como estudar a Bíblia.

3 dicas para vencer o desânimo da leitura e entender a bíblia. Vídeo + Aula GRÁTIS! Inscreva-se!

Jéter Ornelas

Olá! sou Jéter Ornelas, autor do blog aprendabiblia.portalmegasite.com, sirvo a Jesus desde os 12 anos. Hoje com 33 anos, casado, pai de família e músico na igreja Assembléia de Deus - Ministério do Belém - Setor 52, na capital de São Paulo. Gosto de incentivar a leitura e estudo da Bíblia, propondo soluções práticas para o dia-a-dia do cristão. Criei este blog para compartilhar dicas de como conseguir ler e estudar a Bíblia, e entendê-la melhor. Espero que você goste e se tiver dúvidas ou sugestões serão muito bem-vindas! É só enviar um email para aprendabiblia@portalmegasite.com

Website: http://aprendabiblia.portalmegasite.com

4 Comentários

  1. Eldo

    gostei de sua analise. mas permita-me discordar em parte… a teologia é também o que vc definiu, quando analisada de maneira geral, se pensarmos em teologia apenas desta forma, descartaremos a revelação e a inspiração das Escristuras. neste sentido a teologia é sim o estudo sobre Deus pq estudamos como Deus se revelou aos homens, estudamos o próprio Deus ao analisarmos e buscarmos entender mais sobre o homem que é 100% Deus e 100% homem, a saber nosso Senhor Jesus Cristo..a teologia é um estudo sobre Deus quando entendemos que homens inspirados por Deus escreveram as Escrituras e que apesar de ter em parte a participação dos autores, em outra parte esses textos são fidedignos a revelação como foi mostrada. obviamente conhecemos em parte e apenas quando vier o que é inteiro o conheceremos totalmente, mas até lá precisamos conhecer e continuar conhecendo ao Senhor e a teologia bóblica é um instrumento para isso! pense nisso! shalom

    • Perfeito meu irmão!
      Bem colocado! Seu comentário enriqueceu mais ainda o post.
      Não podemos jamais esquecer da revelação divina e isso também é teologia!

    • Milton

      Nào meu amigo, nào se pode estudar um Espírito insondável que é Deus, colossenses 2:3 Nele estão escondidos todos os tesouros poderosos e inexplorados da sabedoria e do conhecimento, então não é no estudo de Deus (teologia )que está o conhecimento, e sabedoria mais em jesus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *