Jonas Teve Livre Arbítrio? A Vontade Permissiva de DEUS e o Livre Arbítrio!

A vontade permissiva de Deus pode tirar o livre arbítrio do homem assim como muitos entendem e interpretam que aconteceu a Jonas?

Uma das coisas que eu sempre falei nas conversas que tenho com o meu pai, e concordamos nisso, é que Deus sempre vai respeitar nossas decisões mas que nossas escolhas sempre nos trará uma consequência boa ou ruim, seja no mundo físico ou no mundo espiritual.

Mas creio que tudo tem um propósito e que isso que vou te dizer agora também faça parte do plano de Deus em nossas vidas.

Então vamos ao ponto chave deste post que é “A Vontade Permissiva de DEUS: O livre arbítrio”.

Choices of a businessman

A vontade permissiva de Deus não consiste em tirar o livre arbítrio que Ele deu ao homem ainda que tivesse sido a um homem apenas. Desta forma Ele estaria indo contra um dos seus próprios atributos que é a verdade.

Quando Deus ordena que Jonas vá para Nínive, Jonas se recusa a ir e toma uma outra direção.(Jonas 1:1 – 1:3) 

Mas até nisso o próprio Deus já tinha um plano de salvação para os tripulantes daquela embarcação, pois através do testemunho de Jonas, os tripulantes daquela embarcação conheceram, adoraram e fizeram votos ao Deus de Jonas. (Jonas 1:5 – 1:16)

Jonas passa por um processo doloroso, mas era o plano que Deus tinha para mostrar a Jonas que ele precisava fazer aquilo que Deus havia ordenado e que Jonas havia recusado (livre arbítrio / vontade permissiva de Deus)

Deus respeitou o decisão de Jonas mas o levou a ter uma experiência  com Ele pra que Jonas entendesse por que ele foi chamado para aquela tarefa. (Jonas 1:3 – 3:1) 

E pela segunda vez Deus ordena a Jonas que levante e vá para Nínive e Jonas, desta vez, levanta e vai.(livre arbítrio / vontade permissiva de Deus) (Jonas 3:2;3) 

Isto mostra que Deus não tirou o livre arbítrio de Jonas. Embora tenha sido uma ordem, da primeira vez Jonas recusou. Mas da segunda vez, creio que Jonas se viu sem argumentos para recusar devido ter conhecido uma pequena parte da grandeza de Deus, e Jonas decidiu levantar e obedecer a voz de Deus.

Aqui também podemos perceber a soberania de Deus em ação, convencendo a Jonas, dando a ele uma prova de Sua onipotência, para que através de Jonas se cumprisse o plano de Deus em salvar os habitantes de Nínive.

Isso nos ensina que Deus com o seu poder se revela a quem Ele quer e age através da sua soberania e de Sua vontade permissiva onde o livre arbítrio, nos dado desde a criação, traz uma responsabilidade muito grande pois temos que suportar as consequências de nossas más escolhas assim como Caim que matou Abel e ao mesmo tempo também temos a oportunidade de desfrutar da comunhão com Deus em sua plenitude, assim como Enoque que agradou a Deus a tal ponto que Deus o tomou para si.

3 dicas para vencer o desânimo da leitura e entender a bíblia. Vídeo + Aula GRÁTIS! Inscreva-se!

Jéter Ornelas

Olá! sou Jéter Ornelas, autor do blog aprendabiblia.portalmegasite.com, sirvo a Jesus desde os 12 anos. Hoje com 33 anos, casado, pai de família e músico na igreja Assembléia de Deus - Ministério do Belém - Setor 52, na capital de São Paulo. Gosto de incentivar a leitura e estudo da Bíblia, propondo soluções práticas para o dia-a-dia do cristão. Criei este blog para compartilhar dicas de como conseguir ler e estudar a Bíblia, e entendê-la melhor. Espero que você goste e se tiver dúvidas ou sugestões serão muito bem-vindas! É só enviar um email para aprendabiblia@portalmegasite.com

Website: http://aprendabiblia.portalmegasite.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *