Aprender a Bíblia Não é Só Uma Questão de Tempo

Aprender a Bíblia: A Quanto Tempo Você É Um Cristão Mas Não Entende a Bíblia Com a Profundidade Que Deseja?

“Porquanto, tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que, pela constância e pela consolação provenientes das Escrituras, tenhamos esperança.”

Romanos 15: 4

A paz do Senhor Jesus! Se você deseja aprender a bíblia mas acha que isso nunca vai acontecer leia este texto até o final!

Você já pensou a quanto tempo você segue a Jesus?

Dentro desse tempo você se dedicou a ler, aprender e praticar as sagradas escrituras?

Você já foi questionado sobre os atributos de Deus, no trabalho ou na escola, no curso, ou outro lugar? Conseguiu responder e esclarecer as dúvidas ou ficou com medo e deu respostas evasivas? Pior ainda. Você não soube o que dizer e se sentiu  envergonhado?

Dentre estas situações já passei por praticamente todas e não tenho vergonha de admitir por que elas me mostraram algumas coisas que quero compartilhar aqui neste post na intenção de te incentivar a aprender a Bíblia.

Independente da situação que você vivenciou, podendo ser até mesmo a pior citada acima, se nada foi feito pra buscar soluções e respostas talvez agora seja o momento de uma mudança de atitude para que você não passe por esta situação novamente.

Ser Cristão, diferente do que muitas pessoas acham, não é fácil. Pois a todo momento você está sendo observado pelas pessoas que te cercam e seus atos estão sendo interpretados de modo positivo ou negativo.

Infelizmente uma parte dessas pessoas só se dão conta que precisam de uma mudança apenas quando passam por uma situação ruim. (Mateus 22:29, Marcos 12:24, Tito 3:14)

A acredito que por isso a maioria desses cristãos decidem mudar e fazer algo diferente pra evoluir e obter crescimento espiritual e conhecimento de Deus nas sagradas escrituras. Afinal foi por isso que você veio parar aqui, correto?

Alguns cristãos estão a décadas na igreja mas não se preocupam em examinar as escrituras sagradas e tão pouco praticá-las, vivendo sem um conhecimento mais profundo da palavra da verdade e transmitindo apenas aquilo que é falado nos púlpitos das igrejas até passar por uma das situações que mencionei acima.

Por isso é necessário aprender a Bíblia de um forma mais profunda, indo além daquilo que é transmitido por pregadores. A pregação tem seu valor, mas na maior parte delas o alvo deve ser o pecador, a ovelha perdida. E não o cristão que já faz parte da igreja, para que assim haja salvação de almas.

É muito bom ouvir e aprender com pregações e sermões, mas isso não dá o crescimento necessário para alcançarmos maturidade no convívio entre os irmãos, deixando uma grande brecha para a entrada de doutrinas que não são, nem de perto, a doutrina trazida a nós por Jesus (Efésios 4:14, 1 Timóteo 1:3-7), e através dos apóstolos, a quem o próprio Jesus se revelou. (Gálatas 1:8)

Sua missão como cristão, salvo e remido em Cristo é propagar o evangelho e para isso você também deve aprender a bíblia, assim como os pregadores e pastores fazem. Para que sempre que alguém te procurar com uma dúvida ou questionamento sobre a Bíblia você também saiba responder com clareza.

Foram muitas as cartas que os apóstolos deixaram a nós, orientando sobre casamento e divórcio (Mateus 5:31-32, Mateus 19:1-12, Marcos 10 1-12) , como os irmãos devem resolver seus conflitos (1  Coríntios 6), qual a postura que deve ter o cristão que deseja o episcopado (2 Timóteo 3 – 4).

Mas quero destacar aqui um ponto que me chama muita atenção: Uma das epístolas nos revela que pelo tempo que alguns cristãos tem no evangelho já deveriam ser mestres, mas ainda precisam tomar leite por causa da imaturidade (Hebreus 5:12-14)

Fica claro que o tempo no evangelho não nos dá maturidade para discutir certos assuntos se não usarmos o tempo para nos dedicar a aprender a Bíblia com profundidade.

O tempo que você tem no evangelho não te trará maturidade mas o tempo que você dedica ao estudo e exercício das sagradas escrituras é que vai que te preparar para o alimento sólido, alcançado não apenas maturidade espiritual mas também confiança, dos irmãos em seu ministério, pela fé em Cristo. (1 Timóteo 4:13-15; )

Esqueça o tempo que passou e inicie um tempo de mudança. Aprenda a bíblia e prossiga em conhecer o ministério da piedade!(1 Timóteo 3:16) conhecendo e vivendo o reino de Deus, e o levando-o a mais pessoas. (1 Coríntios 4:20, Romanos 14:17).

Leia também:

3 dicas para vencer o desânimo da leitura e entender a bíblia. Vídeo + Aula GRÁTIS! Inscreva-se!

Jéter Ornelas

Olá! sou Jéter Ornelas, autor do blog aprendabiblia.portalmegasite.com, sirvo a Jesus desde os 12 anos. Hoje com 33 anos, casado, pai de família e músico na igreja Assembléia de Deus - Ministério do Belém - Setor 52, na capital de São Paulo. Gosto de incentivar a leitura e estudo da Bíblia, propondo soluções práticas para o dia-a-dia do cristão. Criei este blog para compartilhar dicas de como conseguir ler e estudar a Bíblia, e entendê-la melhor. Espero que você goste e se tiver dúvidas ou sugestões serão muito bem-vindas! É só enviar um email para aprendabiblia@portalmegasite.com

Website: http://aprendabiblia.portalmegasite.com

2 Comentários

  1. JOELMA Azeredo

    Olá jeter eu sou a JOELMA sou cristã mas ou menos uns 4 anos já fui discipulada vou a escola biblica leio a. Biblia em casa releio mas não consigo grava e entender nada do que leio não consigo guarda versículos nada entra na minha mente não sei mas o que fazer

    • A paz Joelma,

      As vezes a ansiedade pode atrapalhar. Uma coisa que funciona bem pra mim é escrever as medições sobre o versículo que leio.
      Ler mais de uma versão da bíblia, acesse o site http://www.bibliaonline.com.br (tem várias versões da bíblia e isso abre a mente)
      Escolha 1 versículo e depois vá alternando entre as verões da bíblia e releia o mesmo versículo.
      Recomendo também o livro do presbítero André Sanchez “Como Ler a Bíblia e Entendê-la Mais Facilmente” http://www.metodocomolerabiblia.info
      Amanhã vou te mandar mais dicas.
      Fique em paz irmã você vai aprender a bíblia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *